Há 3 horas
sábado, novembro 12, 2005
Vénus
Quando o sol se põe no horizonte, e o céu fica com aquela cor entre o azul e o cinzento, aparece no céu, um ponto extraordináriamente brilhante, diria que sorridente , a anunciar-se –nos que o sol viajou para outras paragens, mas que o céu não ficará escuro, porque este ponto brilhante iluminar-nos –à, transportando-nos ao sonho e ao mistério da noite.
É a “Estrela da Tarde” que mais não é que o Planeta Vénus.
Vénus, a jóia do céu, era conhecida pelos primeiros astrónomos como estrela da manhã e estrela da tarde. Esses astrónomos pensavam que Vénus era composta por dois corpos distintos. Vénus, a deusa romana do amor e da beleza, está coberta por uma espessa camada de nuvens em turbilhão.
Os astrónomos referem-se a Vénus como o planeta irmão da Terra. São ambos semelhantes em dimensão, massa, densidade e volume. Ambos foram formados mais ou menos ao mesmo tempo e condensados a partir da mesma nebulosa. Contudo, nos últimos anos os cientistas descobriram que as semelhanças terminam aqui. Vénus é muito diferente da Terra. Não tem oceanos e está envolto por uma atmosfera pesada composta principalmente por dióxido de carbono e quase sem vapor de água. As suas nuvens são compostas por gotas de ácido sulfúrico. Na superfície, a pressão atmosférica é 92 vezes a da Terra ao nível do mar.
A Agência Espacial Europeia lançou na madrugada do passado dia 9, de Baikonour, no Casaquistão, a sonda Vénus Express.
È o primeiro projecto europeu para o planeta Vénus e conta desde o inicio com a participação de dois cientistas portugueses.
A Venus Express deverá ficar 500 dias na órbita do planeta.
http://dn.sapo.pt/2005/11/09/sociedade/europa__a_caminho_misterios_venus.html
http://sciences.nouvelobs.com/sci_20051025.OBS3307.html
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/nov/09/8.htm
http://www.esa.int/SPECIALS/Venus_Express/index.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário