quarta-feira, janeiro 02, 2008

2008


No final do ano, é normal fazerem-se balanços e previsões para o ano seguinte.

Falar de 2007 é dizer que foi mais um ano com coisas boas e más na perspectiva de cada um, que se viveu melhor ou pior, mas que acabou sempre por deixar a sua marca.

A nível local, tirando a inauguração do açude e o aparecimento do Mar de Abrantes, diria que tudo o resto não passou de “faits divers” que não alteraram a cidade nem a pacatez do seu dia a dia. Uma cidade cada vez mais morna, onde nada acontece ou melhor, onde os dias se sucedem num ritmo lento, sem iniciativas, como que adormecida. Para ela , em 2008 não prevejo melhorias , a não ser que apareça uma fada mágica, que com a sua varinha de condão, lhe dê vida, alegria, vontade de viver.

Em relação ao país, foram mais as gaffes que os factos, mas o descontentamento dos portugueses aumentou. A polémica do novo aeroporto é telenovela que ainda não terminou e a pseudo desertificação da margem sul do Tejo marcaram um ano, em que a subida de impostos, o empobrecimento dos portugueses foi cada vez maior. A Presidência da União Europeia por Portugal, mostrou sobretudo que os nossos políticos, adoram a Europa, mas esquecem-se deste pequeno jardim à beira-mar plantado. 2008 vai continuar com a telenovela Ota/Alcochete: referendo ou não referendo do Tratado de Lisboa; remodelação governamental ou não; descida ou não de impostos. Independentemente de tudo isto, uma coisa é certa, o estilo de governação vai-se manter e a má qualidade de vida dos portugueses também.

A nível internacional muitos factos se poderiam referir, contudo gostaria apenas de referir a morte de Benazir Bhutto, uma mulher que toda a vida lutou pela paz e pela democracia no seu país. Quanto ao futuro, bem sejamos optimistas. Acreditemos que a Paz suplantará tudo o resto, que os nossos sonhos se concretizarão

Que o lema de 2008 seja os versos de António Gedeão :

Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.

Bom Ano de 2008

Sem comentários: