quarta-feira, dezembro 30, 2009

sábado, dezembro 12, 2009

Hubble captura a imagem mais distante do Universo




Galáxias identificadas formaram-se entre 600 e 900 milhões de anos após o Big Bang

terça-feira, dezembro 08, 2009

Popeye




E viva um dos heróis da minha infância....

terça-feira, novembro 03, 2009

Claude Lévi-Strauss


Claude Lévi-Strauss (Bruxelas, 28 de novembro de 1908Paris, 31 de outubro de 2009), antropólogo, professor e filósofo francês, considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.

Apesar de bem conhecido em círculos acadêmicos, foi apenas em 1955 que Lévi-Strauss se tornou um dos intelectuais franceses mais conhecidos ao publicar Tristes Trópicos, livro autobiográfico acerca de seu exílio na década de 1930.Doutor Honoris Causa por diversas Universidades internacionais, morreu em 31 de outubro de 2009 e foi o primeiro membro da Academia Francesa a atingir os 100 anos de idade.

terça-feira, outubro 20, 2009

Hubble capta colisão de galáxias

Mais uma imagem magnífica que nos chega do Espaço: a 250 milhões de anos-luz da Terra duas galáxias em espiral, semelhantes à Via Láctea, colidiram. Deste choque resultou a nova galáxia NGC 2623 ou Arp 243.


http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=35909&op=all

sábado, outubro 17, 2009

MATA HARI


Mata Hari, nome artístico de Margaretha Geertruida Zelle, (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876Vincennes, 15 de outubro de 1917) foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem , condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.
Durante a guerra, Mata Hari dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses quanto alemães e tornou-se um peão da intriga internacional, embora nunca se tenha esclarecido o deu verdadeiro papel. Em 1917,foi a presa França e acusada de espiã alemã. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano fuzilada.
Existem vários rumores à volta da sua execução. Há quem afirme que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir ao seu charme. Outros dizem que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes de eles começarem a disparar. Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.
Independente do que tenha acontecido, sabe-se que Mata Hari, se foi agente dupla, nunca terá passado informações importantes. Para a história, fica a imagem de uma mulher bela que terá desafiado os cânones da época em que viveu.

quinta-feira, outubro 01, 2009

Dia Internacional da Música





Como não sei viver sem Música, só para lembrar que hoje, dia 1 de Outubro, se comemora o seu dia.
Criado em 1975, pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin na altura Presidente do Conselho International da Música (International Music Council).




sábado, agosto 29, 2009

Michael Jackson


Fazia hoje 51 anos


domingo, agosto 09, 2009

Raul Solnado

O Homem parte, mas a obra fica





sexta-feira, agosto 07, 2009

A porta de Brandenburg


A Porta de Bradenburg começou por ser uma porta de uma fortaleza construida após a Guerra dos 30 anos, por volta de 1658.
Na 2ª metade do séc. XVIII, a expansão da burguesia berlinense e a influência do rei Frederico Gilherme II, levou a um novo plano de urbanização da cidade de Berlim e à reconstrução de uma nova porta inspirada na Acrópole de Atenas, mas só quase nos finais do secúlo XVIII a nova porta foi construída.
A obra durou dois anos, de 1789 a 1791, seguindo um projeto do arquiteto Carl Gotthard Langhans (1732–1808). Suas medidas: 26 metros de altura, 11 de profundidade e 65 de largura. Sob ele, cinco passagens entre seis colunas dóricas. Quando foi aberto ao trânsito, ainda lhe faltavam as esculturas de Johann Gottfried Schadow (1764–1850) e a quadriga com a deusa da paz Eirene, mas tanto o arquiteto, quanto o escultor e os herdeiros da fundição de Vicenz Jury tinham em mente, desde o início da obra, como elas deveriam ser.



A quadriga foi instalada em seu lugar em 1793, mas durou pouco anos lá. Quando as tropas francesas chegaram a Berlim em outubro de 1806, através do portão, o destino da peça de cobre estava selado. Em dezembro, Napoleão determinou sua retirada e enviou-a para Paris, como troféu de guerra.

Somente em abril de 1814, após a guerra de libertação, a quadriga seria trazida de volta da capital francesa para a alemã e novamente montada sobre o Portão de Brandemburgo. Por vontade do rei Frederico Guilherme 3º, a peça de cobre foi acrescida de uma cruz de ferro e da águia prussiana, concebidas pelo artista Karl Friedrich Schinkel, e passou a ser dedicada à deusa Vitória.

Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, o portão e a quadriga foram danificados. Berlim acabou dividida em quatro setores, ficando o portão no lado soviético. Por ironia do destino, a obra recuperou sua função original de divisória. No caso, entre os setores soviético e britânico, leste e oeste, Berlim Oriental e Ocidental. Mas ainda se podia atravessá-lo livremente.

Para restaurar o monumento, os dois lados acertaram dividir os custos. Berlim Oriental assumiria a reforma do portão, enquanto o lado ocidental refundiria a quadriga. Em julho de 1958, a reforma estava encerrada. Em 1º e 2 de agosto, a quadriga, fundida em partes, foi remontada na praça Pariser Platz, do lado soviético. No entanto, na noite para 3 de agosto, sem qualquer aviso, a peça foi levada para Marstall, em Berlim Oriental, onde na noite de 16 de setembro a cruz de ferro e a águia prussiana – tidas como símbolos do militarismo alemão – foram retiradas.

Em 27 de setembro de 1958, a quadriga mutilada foi finalmente instalada no alto do Portão de Brandemburgo. No entanto, ao se colocar a nova peça em seu lugar, mudou-se sua posição. Para ira dos berlinenses ocidentais, os cavalos galopavam de frente para o setor soviético, mostrando as ferraduras para o britânico. A inversão provocou em vão atritos entre os habitantes de ambos os lados.


As decisões unilaterais de Berlim Oriental sobre o portão atingiriam seu ápice em 14 de agosto de 1961, com sua interdição, um dia após o fechamento de todas as fronteiras do setor soviético com os setores britânico, americano e francês. A área ao redor do Portão de Brandemburgo foi isolada e um muro, erguido, partindo a cidade em duas, sem que o portão as interligasse.

O local ficou bloqueado ao trânsito de veículos e pessoas durante quase 30 anos. Somente com a queda do Muro de Berlim, na noite de 9 para 10 de novembro de 1989, voltou a esperança de sua reabertura. Em 22 de dezembro daquele ano, o portão passaria a ser reutilizado como passagem de fronteira. Poucos meses depois, o muro havia desaparecido.

Hoje, a área está completamente reurbanizada e o Portão de Brandemburgo, em vez de separar, une o centro histórico da capital alemã ao Tiergarten, ao Reichstag (sede do Parlamento) e à moderníssima praça Potsdamer Platz. A partir de 7 de março de 1998, os automóveis voltaram a atravessar o portão, de leste para oeste. Na direção contrária, no entanto, precisavam contornar o monumento. Entretanto, mais tarde o trânsito de veículos foi completamente suspenso e hoje só pedestres cruzam o portão.

Desde 1991, a cruz de ferro e a águia prussiana estão de volta à quadriga, mas os cavalos continuam de frente para o leste.

domingo, agosto 02, 2009

Canção dos Nibelungos-- Património da Humanidade


A epopeia medieval anónima inspirou artistas durante séculos – entre os quais o compositor Richard Wagner e o cineasta Fritz Lang – e agora passa a pertencer ao catálogo do patrimônio documental da humanidade
A Canção dos Nibelungos é um notável exemplar da épica européia, comparável às epopeias de Homero na Grécia Antiga. Esse poema heróico medieval narra o amor do subjugador de dragões Siegfried à princesa burgúndia Kriemhild, a morte de Siegfried por Hagen e a vingança de Kriemhild com auxílio do rei dos hunos, Etzel, causa do declínio do Reino da Burgúndia.

A Canção do Nibelungos foi escrita por volta de 1200 por um poeta hoje desconhecido, encomendada pelo então bispo de Passau, Wolfger von Erla. A saga consiste de 2.400 estrofes. O fundo histórico da epopeia é a vitória dos hunos sobre os burgúndios no ano de 436.

Os três mais importantes e mais completos manuscritos do poema estão guardados na Biblioteca Estatal da Baviera, em Munique, na Biblioteca Estadual de Baden, em Karlsruhe, e na biblioteca do Mosteiro de Sankt Gallen, na Suíça. O chamado Manuscrito C, conservado em Karlsruhe e considerado o mais antigo registro da Canção dos Nibelungos, data do século 13.

quinta-feira, julho 30, 2009

"As Farpas" de Eça de Queirós

Parece que foi escrito hoje...

.
'As Farpas' de Eça de Queirós
133 anos depois........


«O país perdeu a inteligência e a consciência moral.

Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos.

A prática da vida tem por única direcção a conveniência.

Não há princípio que não seja desmentido.

Não há instituição que não seja escarnecida.

Ninguém se respeita.

Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.

Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.

Alguns agiotas felizes exploram.

A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.

O povo está na miséria.

Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.

O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.

A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.

Diz-se por toda a parte: o país está perdido!»


Isto foi escrito em 1871, por Eça de Queirós, no primeiro número de "As Farpas"

quinta-feira, julho 23, 2009

segunda-feira, julho 20, 2009

O homem na Lua

O fim do 2º Guerra Mundial trouxe ao mundo uma paz precária, mas trouxe, sem qualquer dúvida o desenvolvimento científico-tecnológico.
A actividade científica aumentou e a tecnologia não parou de evoluir, A corrida ao espaço foi um dos grandes avanços do pós-guerra, A disputa entre soviéticos e americanos foi talvez a única competição válida no contexto da Guerra Fria que domina grande parte da segunda metade do século XX.

A comunicação do presidente Kennedy ao Congresso Americano apelando á Comunidade Científica para que os EUA entrassem na corrida ao espaço.






Sete anos depois . o objectivo cumpriu-se e o primeiro homem americano pisou a lua.




Faz hoje 40 anos.

quarta-feira, julho 08, 2009

Prémio Unesco para Lula da Silva


Este prémio foi criado em1989, é atribuido anualmente pela UNESCO, pretende distinguir personalidades, instituições e organizações que se destaquem de forma significativa na procura e na manutenção da paz.


Nelson Mandela e Frederik W. De Klerk da África do Sul; Yitzhak Rabin e Shimon Peres de Israel e Yasser Arafat da Palestina; Xanana Gusmão de Timor-Leste; Rei Juan Carlos de Espanha e o antigo presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter; Abdoulaye Wade do Senegal e o antigo presidente da Finlândia Martti Ahtisaari; Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados; Comunidade de Santo Egídio, Itália; já foram distinguidos com o mesmo prémio que inclui um cheque de 122 mil euros, uma medalha em ouro e um diploma assinado pelo director-geral da UNESCO .

sábado, julho 04, 2009

PINA BAUCH



Coreografa e bailarina alemã, nascida em 1940 deixou-nos a alguns dias. Baseava as suas coreografias nas experiências pessoais dos bailarinos com quem trabalhava. Conhecida mundialmente, esteve várias vezes em Portugal.






sexta-feira, julho 03, 2009

O MUNDO ESTÁ MAIS POBRE

Morreu Michael Jackson.
Menino prodígio,impos-se no panorama musical não só pela sua voz,pela sua dança, mas também pela sua irreverência.
De escandâlo atrás de escândalo, preparava-se para mais uma tournée, provavelmente a última.
Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes no Rock And Roll Hall of Fame, ganhou muitos outros prêmios,uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções nos tops como cantor solo.

Como o tempo passa.....

Meio ano já lá vai... repleto de vida, desejos, sonhos concretizações...
Foi uma partida momentânea.
Acreditem que estou de volta...
Sem promessas de regularidade, mas com a vontade de estar presente...