sábado, outubro 17, 2009

MATA HARI


Mata Hari, nome artístico de Margaretha Geertruida Zelle, (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876Vincennes, 15 de outubro de 1917) foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem , condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.
Durante a guerra, Mata Hari dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses quanto alemães e tornou-se um peão da intriga internacional, embora nunca se tenha esclarecido o deu verdadeiro papel. Em 1917,foi a presa França e acusada de espiã alemã. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano fuzilada.
Existem vários rumores à volta da sua execução. Há quem afirme que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir ao seu charme. Outros dizem que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes de eles começarem a disparar. Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.
Independente do que tenha acontecido, sabe-se que Mata Hari, se foi agente dupla, nunca terá passado informações importantes. Para a história, fica a imagem de uma mulher bela que terá desafiado os cânones da época em que viveu.

Sem comentários: